Já ouviu falar em vinhos franceses denominados CRU OU GRAND CRU?

A palavra Cru é um termo francês para designar um vinhedo específico ou uma zona delimitada com aptidão para produzir vinhos com características originais e de ótima qualidade.

Première Cru, é o segundo nível desta hierarquia, ficando atrás somente dos ‘Grand Crus’.

Grand Cru: É um maior nível nesta hierarquia

Premier Cru: Première Cru, é o segundo nível desta hierarquia, ficando atrás somente dos ‘Grand Crus’.

Já ouviu falar em vinhos franceses denominados CRU OU GRAND CRU? 1
Château Margaux é um vinho francês, considerado um dos melhores do mundo e também um dos mais caros. Este exclusivo vinho é fabricado na região de Bordeaux, na França e, dentre os vinhos dessa área, está no grupo dos mais requintados, conhecidos como Grand Cru premier classé.

Algumas informações sobre a região de Bourdeax e suas sub-regiões

Já ouviu falar em vinhos franceses denominados CRU OU GRAND CRU? 2

Na região do Médoc, Premier Cru é a qualidade máxima para os vinhos tintos, e existem apenas 5 representantes nessa categoria: Château Haut-Brion, Château Lafite-Rothschild, Château Latour, Château Margaux, e Château Mouton Rothschild. Depois desses 5 Premiers Crus (1ºs vinhedos/vinhos), vem 14 Deuxièmes Crus (2ºs vinhedos/vinhos), 14 Troisièmes Crus (3ºs), 10 Quatrièmes Crus (4ºs), e 18 Cinquièmes Crus (5ºs).

 Nas regiões de Barsac e Sau, Premier Cru Supérieur é a qualidade máxima para os vinhos brancos de sobremesa, e existe apenas 1 representante nessa categoria: Château d’Yquem. Depois desse Premier Cru Supérieur, vem 11 Premiers Crus e 15 Deuxièmes Crus.

Já ouviu falar em vinhos franceses denominados CRU OU GRAND CRU? 3

 Em Graves, e agora de acordo com a classificação própria da região, existe apenas um nível de classificação, sem hierarquia. São os 16 Crus Classés de Graves.

 Em Saint-Émilion, de acordo com sistema de classificação da região, existem 18 Premiers Grands Crus Classés e 64 Grands Crus Classés.

No próximo post falaremos sobre as denominações da Borgonha.

Gostou? Deixe-nos saber e faça o seu comentário!

COMPARTILHAR ESSA POSTAGEM

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email